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Marketing Olfativo

Fragrância, invisível e inesquecível

Explicar uma fragrância é dizer o que se sente. Somos a expressão de nossos sentimentos.
A missão de muitas companhias é proporcionar experiências inesquecíveis aos clientes ofertando produtos e consumo de maior qualidade. O trabalho da BioMist é entregar a essas empresas uma comunicação sensorial que permita aos consumidores sentir mais emoção, alegria, prazer, romance e bem estar. São os sentidos que orientam o nosso trabalho. Aplicar fragrâncias e despertar sentimentos.

 

Marketing Olfativo. Um mundo de olhos fechados

Um perfume pode ser percebido sem ao menos ser visto. Quando sentimos uma fragrância, forma-se em nosso inconsciente um conjunto de imagens e sensações de quando a encontramos pela primeira vez. Criar uma atmosfera agradável com perfumes é uma forma sutil de trazer à tona experiências antigas ou de revelar um novo universo.

 

Marketing Olfativo no Varejo: 

Através da aromatização de um ponto de venda, por exemplo, é possível estimular o bem-estar do consumidor e a qualidade do ar, transformando o ambiente em um lugar mais agradável. Assim, aumenta-se o tempo de permanência do cliente no local e estimula-se o desejo de consumo. Quanto maior a permanência do cliente na loja, maior a probabilidade de compra. Uma fragrância, em harmonia aos demais elementos que compõem a atmosfera do ponto de venda (ambientação, elementos visuais, sonoros e táteis), proporciona uma melhor experiência de consumo, fortalecendo a lembrança positiva sobre a marca. 

 


 

Marketing Olfativo em Campanhas: 

O cheiro pode também incorporar campanhas publicitárias e eventos, como uma forma de chamar e reter a atenção do público. Suas aplicações vão de anúncios perfumados em revistas ou peças publicitárias em comunicações dirigidas à dispersão de fragrâncias em intervenções para anunciar um novo produto. Tintas com cheiro, tiras de papel aromatizadas ou aromatização do ambiente da campanha ou evento são capazes de influenciar o comportamento e desenvolver laços entre o consumidor e a marca.

Veja um exemplo da utilização do Marketing Olfativo em uma campanha da Dunkin' Donuts
  

 


 

Marketing Olfativo em Produtos:

A aromatização de produtos pode ir muito além de velas perfumadas e cosméticos. Ao aromatizar produtos ou embalagens é possível criar um vínculo emocional com o consumidor e, mais do que isso, levar a marca, através de uma fragrância, para o dia a dia dos clientes.  

Exemplo disso são empresas automobilísticas, que desenvolveram fragrâncias específicas para lembrar o cheiro de carro novo. Um signo que extrapola os atribuitos comuns do produto e permite interpretações decisivas para compra. Aromatizar produtos também é uma prática comum em brinquedos infantis, como as bonecas Moranguinho™ e, há pouco tempo atrás, brinquedos com aromaterapia, onde os aromas de alecrim e erva-doce transmitem sensações de calma e tranquilidade, favorecendo o aprendizado dos pequenos.   

Além disso, é possível desenvolver extensões de marca através de produtos com fragrâncias específicas que reflitam o universo de cada marca. Dessa maneira, gera-se novas fontes de renda e amplia-se o público-alvo da mesma. Bons exemplos podem ser encontrados no mercado de luxo, em grifes de alta-costura. Marcas como Chanel, Dior e Givenchy, por exemplo, são tão conhecidas por suas roupas, quanto por seus perfumes e cosméticos que, atualmente, geram maior lucro do que itens de vestuário em si. Tal estratégia auxilia a ampliar a divulgação e público-alvo da marca, além de fortalecer a imagem da mesma.  

 


 

Em um mercado tão competitivo, onde diversos concorrentes atuam em veículos e campanhas diferentes, nosso know-how pode te auxiliar a ter o diferencial necessário para se destacar. O Marketing Olfativo entra como ferramenta de comunicação para complementar as estratégias de marketing empregadas por sua empresa.  Se você deseja implantar o conceito de Marketing Olfativo no seu negócio, entre em contato conosco! 

 

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